segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

SOBRE O PORTIFÓLIO

O portifólio é um arquivo no qual se pode visualizar o caminhar do profissional, ou do aluno. Nele constam atividades mais antigas, reflexões, textos que tocam o coração do autor do portifólio, fotos, textos teóricos, registros e imagens diversas.

Alguns critérios devem ser levantados para a produção e a avaliação do portifólio. vamos a eles:

Memorial - relato de sua experiência como educador;
Memorial de leitura - reflexão sobre o seu processo de letramento e suas experiências como leitor, desde a infância;
Relatórios Reflexivos das atividades realizadas com os alunos;
Regristro dos encontros, presenciais;
Textos teóricos que tenha lido, gostado e queira que façam parte de sua pasta;
Fotos de sua sala de aula;
Cópias de atividades dos alunos - não escolha apenas os alunos de destaque positivo, mostre também aqueles que tem dificuldade e que, com o seu trabalho, tem conseguido se desenvolver de alguma forma;
Sugestões de atividades que foram feitas por você e que não estão no material.

e outros descritores que o formador achar necessário.


Sugestões:

1 - Criação do BLOG, e todos esses registro deverão ter data para a publicação e verificação do formador.

2 - Na impossibilidade da criação do blog, o professor cursista poderá entregar uma pasta ao professor Foramador, para que a cada oficina seja entregue relatórios, textos e fotos que serão aquivados nas pastas. Dessa forma, evita-se que o professor protele a criação do portifólio e ao final do ano desista do curso, por não ter tempo para construir material tão extenso.

Tenham um bom trabalho

Tamar

6 comentários:

  1. TAMAR, Como foi o retorno,chegou bem?
    Passei para deixar meu endereço.
    Tenha uma ótima semana.Beijos...

    Cirlene.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tamar tudo bem? Aqui é Neuzeli de Campo Verde Mt.Hoje é meu primeiro dia à disposição do projeto, assim, agora que estou começando os meus trabalhos com o programa, ainda estou me situando, como faço pra saber o meu código de inscrição de formadora do Gestar II.Bjs
    Neuzeli

    ResponderExcluir
  3. Olá Tamar,o critério posto para os cursistas para a criação do portfólio no blog é o mesmo para os professores formadores? Eliene Cristina Formadora de Denise, Porto Estrela e Barra do Bugres em MT.

    ResponderExcluir
  4. Elisabete-Literandoaliteratura Gestar II.Olá professora Tamar e colegas do GestarII Santa Catarina.Aqui em Palmitos o Gestar está indo a todo Vapor.Os cursistas estão adorando.No entanto, não estou conseguindo entrar em contato.Envio e-mail e o meu blog, mas não estou recebendo resposta.Profe.Meu e-mail é betyreckj@yahoo.com.br e meu blog é www.literandoalitaratura.blogspot.com Tenho enviado desde março, minha coordenadora também o fez, mas estou recebendo os E-mail de volta.Desejo sucesso a todos e todas. Um beijo. Bety. Palimitos-SC.OBS:Estou trabalhando junto com Cirlene.Seu blog é "Portal da Leitura"-Palmitos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Professora Tamar.Estou atuando como formadora em Palmitos, Santa Catarina, no entanto, não estou conseguindo ser reconhecida pelo meu blog.Preocupa-me esta situação.Meu blog é: www.literandoaliteratura.blogspot.com.br e meu e-mail é:www.betyreckj@yahoo.com.br Sou Elisabete Marilu Reck.Beijos.Mande-me alguma instrução de como devo agir.Certo!

    ResponderExcluir