sábado, 2 de maio de 2009

O que se espera do BLOG no GESTAR II

Oi pessoal,

O blog, para o curso GESTAR II, é um portifólio, ou seja, um retrato do seu trabalho.

Não retratamos apenas com fotos, precisamos utilizar outras formas de retratar - com descrições detalhadas, com comentários e impressões pessoais sobre o que estamos trabalhando.

Nosso trabalho é uma forma de pesquisa - o professor deve aprender a investigar os pontos que devem ser tratados em uma turma específica, como ele faz isso se não houver reflexão sobre aquilo que ele observou no fazer dos alunos?

Em muitos estados e turmas, o curso já começou pra valer, mas ainda não vi as reflexões nos blogs que vocês. Diante disso eu faço alguns questionamentos e quero vê-los contemplados nas próximas postagens:

  • Como o professor selecionou a atividade a ser realizada com a turma?
  • Quais os critérios para seleção dos temas a serem abordados nas aulas?
  • Ao escolher os gêneros, ele pensou na temática que o texto apresenta? pensou na linearidade desse tema ao selecionar vários gêneros?
  • Ao aplicar a atividade, quais as maiores dificuldades ele encontrou?
  • Ao corrigir os trabalhos da turma, quais foram os maiores problemas na produção dos alunos? Houve reestruturação ou houve reescritura? Nesse processo houve algum crescimento do texto do aluno?
  • Como o professor efetuou a leitura com os alunos? Ele criou estratégias para levar o aluno a compreensão do texto em todos os níveis? Se não, o que falta ainda para você, enquanto formador, trabalhar com esse professor?
  • De que forma as teorias estudadas estão auxiliando o professor na preparação da aula dele?
  • O professor percebeu a importância do planejamento criterioso de sua aula? se não percebeu, quais as atividades você deverá realizar para que ele perceba de forma clara essa necessidade?
  • Qual a concepção de ensino da língua que o professor cursista da sua turma apresenta? O que precisa ser modificados e como fazer para que isso aconteça?

Lembrando que essas questões não podem ser lineares e nem estão presentes em todas as oficinas, mas elas norteiam em grande parte o nosso trabalho. Por isso elas devem estar em nossa mente sempre que vamos preparar os nossos encontros, pois é assim que você vai conseguir fazer o seu cursista percebê-las. Além do mais quero vê-las respondidas com o trabalho de vocês, portanto é preciso pensar e escrever sobre elas no blog, pois ao longo do curso é preciso perceber a evolução da sua turma.


Além disso, há muitas pessoas que ainda não enviaram os links dos blogs... Em alguns estados a coisa está mais atrasada, mas mesmo nos estados onde o pessoal está levando a sério o blog, ainda tem muita gente sem postar semanalmente. A postagem precisa acontecer após o encontro. SEMPRE.

Lembrem-se o portifólio faz parte da avaliação de vocês e quem não está construindo durante o curso não poderá receber a mesma nota de quem está produzindo o tempo todo.

Parabéns pelo trabalho, sei que vocês estão se esforçando bastante e que o curso é bem puxado, além da carga de trabalho normal, mas se quisermos mudar os rumos da educação precisamos nos aprimorar.

Um bom trabalho a todos,

Um abraço

Tamar

27 comentários:

  1. OI TAMAR,TUDO BEM!QUE BOM !OS CURSISTAS DE NOVA UBIRATÃ MT JÁ ESTÃO INCLUSOS NAS ATIVIDADES DA INQUIETAÇÃO DO BUSCAR E SOCIALIZAR.FIZEMOS AS INTRODUTÓRIAS E ESTAMOS EM TRANSPOSIÇAO DIDÁTICA COM A TP3.UM ABRAÇO A TODOS.VERONICA

    ResponderExcluir
  2. Boa noite professora, sou professor Lenilson Souza do Pará, gostaria de entrar em contato com a senhora tanto pelo telefone e pelo e-mail, vc poderia enviar para o meu e-mail lenilson.souza@bolcom.br ou lenilson_souza@hotmail.com. urgente Gostaria de começar a postar os meus trabalhos e pedir algumas orientações

    ResponderExcluir
  3. professora quanto mais rápido entrarmos em contato melhor vai ser os nossos trabalhos. beijos e abraços

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tamar
    Estamos organizando o cronograma com o secretário de Educação, provavelmente iniciaremos as atividades introdutórias.
    Abraços
    Saudades do Sul?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OLA PROF. TAMAR GOSTARIA QUE VOCE PUDESSE TAMBÉM PRESTIGIAR O NOSSO TRABALHO QUE APESAR DAS DIFICULDADES ESTAMOS SEGUINDO EM FRENTE, ESTOU COM MAIS OU MENOS 68 CURSISTAS E PRECISEI DIVIDIR A TURMA EM DUAS EQUIPES , UMA TURMA É ATENTENDIDA DURANTE A SEMANA E A OUTRA NO SÁBADO.ARDUA TAREFA , MAS SE ESSE DESAFIO NOS CHAMA ESTAMOS AUI...PARA ENFRENTÁ-LO.OBRIGADA PROFESSORA SOENIL

    ResponderExcluir
  7. TAMAR JÁ COMEÇAMOS O GESTAR NO MUNICÍPIO DE MOCAJUBA NO PARÁ E GOSTARIA DE ENVIAR O MEU BLOG PARA QUE VOCÊ POSSA ACOMPANHAR OS TRABALHOS. O ENDEREÇO É http://seduzindopelaspalavras.blogspot.com/

    UM ABRAÇO,
    LUCIETE FERREIRA

    ResponderExcluir
  8. Profª, te mandei um e-mail, pois preciso esclarecer"umas coisinhas", aguardo resposta...Beijos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Tamar

    Na próxima semana encerraremos a TP3 e realizaremos a primeira oficina. Estou organizando o relatório das atividades. Tão logo esteja pronto, irei postá-lo. Parece que aos poucos tudo vai se encaminhando.Os cursistas estão bem empolgados.

    Um abraço


    Mari ( Xanxerê - Santa Catarina)

    ResponderExcluir
  12. Tamar,
    Não enviei nenhuma postagem, pois o Gestar II não havia começado aqui em Valadares, para os professores do estado. Tivemos uma reunião hoje, 27 de maio, e a partir de hoje começaremos a efetivar o projeto. Aguarde-me.
    Célia - Valadares

    ResponderExcluir
  13. oi Tamar, não estou conseguindo postar os trabalhos no seu blog, preciso de ajuda.
    jaque

    ResponderExcluir
  14. Olá professora Tamar!

    Somos três professoras de Marabá/Pará e fizemos nossa primeira formação em São Luís, com a formadora Isabel. Estamos escrevendo na tentativa de obter um documento com as seguintes informações: 1) qual o período e local da próxima formação? 2)como ainda não chegou o material (Kits para os cursistas) para trabalharmos, tivemos que desmarcar o nosso primeiro encontro que estava marcado para essa semana e, por isso, desejamos saber se há alguma atividade que devemos levar pronta.

    Aguardamos um contato seu em quaisquer um dos e-mails que seguem:

    Profa. Cleuzeni -- ladycleu@yahoo.com.br

    Profa. Seane --- oxseane@hotmail.com


    Por gentileza, queira por favor nos dar notícias.

    Gratas,

    C, C, e S.

    ResponderExcluir
  15. Olá professora Tamar tudo bem?
    Aqui em Itapoá já iniciamos o Gestar II ainda não coloquei o calendário no blog por ainda não estar decidido com nosso coordenador. Professora agora que as coisas estão começando a clarear.Já postei algumas coisas, mas não sei se é assim que você quer. Qualquer necessidade de mudança me comunique por favor, pois adorei o curso Gestar e quero que meus colegas também continuem empolgados como estão. Aqui em Itapoá os professores estaão adorando, apenas preciso que me mostre o que é preciso alterar no blog. Um abraço Sônia
    E-mail- soniaalves130@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Já li as sua recomendações nas próximas postagens procurarei observar se estão dentro de suas solicitações. Um abraço Sônia

    ResponderExcluir
  17. Oi professora Tamar, já iniciamos nossos trabalhos e estamos muito animados ..... Já realizamos a oficina introdutória onde apresentamos o projeto gestar II e começamos a trabalhar a TP3, deixamos agendado o nosso próximo encontro..... em breve publicaremos as fotos que ficarm belíssimas...... meu abraço. Magna/Serro MG

    ResponderExcluir
  18. Oi Tamar!!! Você não sabe como estou feliz com esse projeto! Meus cursistas são ótimos e os trabalhos estão sendo maravilhosos. Faça uma visita ao meu blog e poste um comentário. Bjos... Paloma

    ResponderExcluir
  19. Oi Tamar, deu um probleminha em meu blog e tive que criar outro.Por enquanto não iniciamos
    nosso trabalho por aqui...
    Assim que começar enviarei comentarios para você...
    Até breve.
    Sumara Kênia

    ResponderExcluir
  20. Oi, Tamar...
    Vi que você ainda não adicionou o meu blog na sua lista de professores formadores em MG. O endereço é: http://linguagemintercessaoeintersecao.blogspot.com/

    Meu nome é Rose Aparecida Costa Souza de Teófilo Otoni.

    Sobre as fichas que vc falou no e-mail, creio que já preenchi em Montes Claros quando você nos pediu. É aquela ficha mesmo ou é outra?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Oi Tamar,

    Dia dezoito termanaremos a TP 3 e postarei todas as reflexões sobre os encontros.
    Abraços!!
    Ciro

    ResponderExcluir
  22. Olá Tamar!
    O trabalho já foi iniciado e com muita euforia. Tentarei enviar os relatórios até amanhã.
    Sobre a ficha, creio que preenchi.O meu endereçoé:http://conhecimentoquetransforma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. OI PROFESSORA TAMAR ESPERO QUE VOCÊ POSSA DEIXAR UM COMENTÁRIO A RESPEITO DO NOSSO BLOG, EU SEI QUE O SEU TEMPO É SEM TEMPO , MAS NÃO SE ESQUEÇA DESTE POVO DO PANTANAL.FIZ O RELATÓRIO DAS OFICINAS QUE JÁ FORAM REALIZADAS E O CRONOGRAMA DO GESTAR EM NOSSO MUNICIPIO NO PRIMEIRO SEMESTRE , TEMOS TAMBÉM O NOSSO ORKUT gestar2pocone@hotmail.com DE UMA OLHADA NAS ATIVIDADES QUE OS CURSITAS FAZEM EM SALA DE AULA , TENDO COMO SUPORTE O MATERIAL DO GESTAR.OBRIGADA ATENCIOSAMENTE SOENIL.

    ResponderExcluir
  24. Olá professora Tamar já postei algumas coisas, mas nosso calendário ainda não foi aprovado pela secretaria de Educação. assim que for aprovado coloco no blog para você analisar.
    Um abraço

    SÔNIA

    ResponderExcluir
  25. Oi tamar , já iniciamos o Gestar II na cidade de Gouveia M.G.Depois dê uma visitinha no meu blog.Só está faltando colocar as fotos do 1º encontro.Estou super animada e tenho certeza que todos meus cursistas também.
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Oi, Sou Maria Suziane,sou Professora do munícipio de cruz e gostaria de trocar experiências com vc! O meu E-mail é:
    suzyef@hotmail.com espero notícias.Gostei muito deste Blog. Eu também tenho um!

    ResponderExcluir