quinta-feira, 15 de abril de 2010

E o GESTAR II 2008/2009 chega ao fim.

Será?
Um curso que termina não significa final, mas o começo da caminhada a partir de uma nova concepção.
Estive pensando sobre o Gestar e observando como a experiência foi grandiosa para mim.
Neste período de curso eu pude:
  • Ter contato com vários profissionais engajados, dinâmicos e sedentos por uma educação de qualidade;
  • Abrir meus horizontes sobre a arte de ensinar e de aprender;
  • Trilhar novos caminhos;
  • Encontrar novas soluções;
  • Perceber que as soluções são infinitas e que basta uma ação positiva para trazer de volta a motivação há muito perdida.

É fato que em algumas vezes me decepcionei com as ações governamentais voltadas para a educação, que em muitos casos percebi que os profissionais estavam em becos sem saída, até porque precisavam de um apoio operacional maior para que os resultados fossem melhores, mas também tive a certeza de que por trás disso tudo existe gente de fibra, que, mesmo no anonimato, luta incansavelmente, enfrentando quilômetros de estrada de chão, tendo que fazer uso de 3 ou quatro tipo de condução, desde o carro de boi, até o ônibus, para poder chegar no local do curso, a fim de buscar novas estratégias de trabalho com os alunos, já tão carentes de tudo.

Percebi também que, por menos que a caminhada para o local da oficina não fosse tão longo, mas havia ali uma força que imperava, fazendo os professores suplantarem essas dificuldades, e atendendo aos alunos com a qualidade de ensino garantida, consolidando-se um direito.

E melhor de tudo, perceber a felicidade desse professor quando vê o aluno progredir. Ver o brilho no olho do aluno, quando faz seu depoimento sobre como estudar faz sentido e como ele passou a gostar de aprender a língua portuguesa, demonstrando a esperança de uma mudança de metodologia para que ele continue a sentir prazer em aprender a utilizar, em momentos distintos, a língua que lhe dá identidade.

Por tudo isso, eu tenho certeza: O Gestar não acabou...

Ele apenas começou, foi uma sementinha plantada no coração das professoras e dos professores do Brasil. Agora é preciso regá-la com amor, dedicação, busca de novos conhecimentos e de novas saídas para eliminar o analfabetismo funcional em todo o território nacional.

Neste momento de avaliação, quero parabenizar as professoras e professores com quem tive o prazer de trabalhar, aos que finalizaram comigo, e aos que apenas iniciaram a caminhada comigo, mas que tiveram o prazer de encontrar outros para continuar com eles.

Gostaria de lembrar, neste momento, uma coisa que disse no começo do nosso trabalho, somos todos eu e vocês, profissionais em evolução, estamos juntos construindo um caminho, precisamos estar em avaliação constante para não cometermos o erro do tradicionalismo, que foi a cristalização de uma receita de fazer educação, gerando grandes problemas para o processo de aprendizagem.

Pelos resultados dos Blogs, podemos perceber que o trabalho foi muito bem implantado e que para os bons resultados, basta apenas dar tempo ao tempo, que colheremos bons frutos.

Um beijo a todos.

Tamar Rabelo

5 comentários:

  1. Com certeza colheremos bons frutos. Acreditar sempre que o papel do educador é de suma importância e uma educação de qualidae depende muito de nós.
    Bom descanso! Aguardarei o Gestar III!!!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Tamar, fique tranquila, pois vc plantou a sementinha do Gestar em nossas vidas e, nós, professores-formadores, distribuimos as mudas, que já estão começando a dar frutos. Apesar de toda a dificuldade em ser educador, não há nada mais gratificante que ver o resultado de um trabalho árduo e saber que a educação poderá alterar a realidade social de muitos allunos. Muito obrigada por tudo o que compartilhou conosco. Bjos e até a próxima.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tamar,
    Que texto lindo!! Fiquei emocionada e, mais uma vez, a saudade bateu. Obrigada por acreditar também e por ter feito parte da minha vida.
    Fica com Deus e um abraço mais do que forte.
    Professora Silvânia
    Pernambuco

    ResponderExcluir
  4. Oi Tamar!
    Estou contribuindo em um doutorado da diretora da minha especialização. Estamos precisando de campo em Pernambuco onde o professor de português utilize os recursos da tecnologia para ensinar a nossa língua.
    Passaram-me o seu blog informando que talvez você desse alguma ajuda quando isso.
    Tem como?
    Desde já agradeço e deixo meu mail para contato
    dinahbarreto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Tamar,
    com certeza o Gestar não acabou!
    Em Jaraguá do Sul, SC estamos com mais uma turma, em pleno andamento. Convido-te para deixar uma mensagem aos cursstas no meu blog!
    Beijos
    Angelita

    ResponderExcluir