sexta-feira, 3 de abril de 2009

Suadações Mineiras a partir de Montes Claros











Em Montes Claros - MG vivenciamos momentos de muito aconchego - em alguns momentos até de mais.... mas para isso existimos: para superar desafios! Com a auxílio das coordenadoras locais, muito competentes, acabamos resolvendo nossos problemas e ficamos os 80 cursistas bem unidos. Infelizmente vamos ter que partir a turma ... mas a gente supera essa também. Somos fortes e batalhadores.

A discussão em Minas Gerais está bem anvançada e, com certeza, faremos um belo trabalho, e quando nos urnirmos ao restante do país, o mosaico ficará completo.
Não há como mostrar tudo o que aconteceu por meio de foto, em breve todos os blogs mineiros estarão linkados e poderemos ver, essa coisa fantásitca que é a educação se expandindo em mais um lugar do Brasil.
Abraços mineiros também...

Tamar

quarta-feira, 18 de março de 2009

Os Sonhos Possíveis pelo Brasil...

Quando estava postando as fotos, pensei em várias possibilidades, criar vários posts com conjuntos de fotos de cada estado, focar todas as pessoas de cada estado. depois pensei: Pra quê? se todos estamos no mesmo espírito, buscando os mesmos ideiais? Foi aí que resolvi que deveríamos aparecer unidos, como uma coletividade, pois somente nos sentindo unidos, percebemos o tamanho da nossa força.

O maior objetivo desse blog, como respresentação da coletividade, é a certeza de que não estamos sozinhos numa luta inglória, há, espalhado pelo país, nos mais longícuos rincões, alguém que sonha como nós, melhor, alguém que luta para a concretização desse sonho!

O sonho de transformar o nosso aluno em sujeito de seu próprio saber, consciente da força de seu discurso nas mais diversas formas e variações textuais.

Acreditar no sonho, faz o sonho se tornar possível, pois só quem acredita é capaz de se mover para frente em busca de soluções.

Abraços paraenses, serjipanos, pernambucanos, mato-grossense, catarineses - do tamanho do Brasil

Com carinho

Tamar

Olha que pessoal mais animado!!!


Fragmentos de Treze Tílias - SC






Instantes de Cuiabá










Momentos em Aracaju









Brincando com as palavras em RECIFE











Instantes de aproximação em BELÉM






domingo, 15 de março de 2009

Orientações Gerais

O professor deverá elaborar um projeto, os passos estão descritos no GUIA GERAL. Para esse projeto o professor terá que cumprir 40h presenciais, portanto estabeleça as datas dos encontros para elaboração e discussão do projeto com os seus cursistas. Na primeira etapa do curso você poderá cumprir 20h de projeto e 40h de oficinas coletivas. Preste atenção na carga horária para que haja uma adequação dos temas.
Não esqueça primeiro trabalhe com as TPs 3, 4 e 5, somente depois da segunda etapa de formação, você trabalhará as demais TPs.
Um ótimo trabalho para todas(os)
Tamar

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

SOBRE O PORTIFÓLIO

O portifólio é um arquivo no qual se pode visualizar o caminhar do profissional, ou do aluno. Nele constam atividades mais antigas, reflexões, textos que tocam o coração do autor do portifólio, fotos, textos teóricos, registros e imagens diversas.

Alguns critérios devem ser levantados para a produção e a avaliação do portifólio. vamos a eles:

Memorial - relato de sua experiência como educador;
Memorial de leitura - reflexão sobre o seu processo de letramento e suas experiências como leitor, desde a infância;
Relatórios Reflexivos das atividades realizadas com os alunos;
Regristro dos encontros, presenciais;
Textos teóricos que tenha lido, gostado e queira que façam parte de sua pasta;
Fotos de sua sala de aula;
Cópias de atividades dos alunos - não escolha apenas os alunos de destaque positivo, mostre também aqueles que tem dificuldade e que, com o seu trabalho, tem conseguido se desenvolver de alguma forma;
Sugestões de atividades que foram feitas por você e que não estão no material.

e outros descritores que o formador achar necessário.


Sugestões:

1 - Criação do BLOG, e todos esses registro deverão ter data para a publicação e verificação do formador.

2 - Na impossibilidade da criação do blog, o professor cursista poderá entregar uma pasta ao professor Foramador, para que a cada oficina seja entregue relatórios, textos e fotos que serão aquivados nas pastas. Dessa forma, evita-se que o professor protele a criação do portifólio e ao final do ano desista do curso, por não ter tempo para construir material tão extenso.

Tenham um bom trabalho

Tamar

SOBRE AS OFICINAS

Caro Formador,

Fique atento para as orientações das oficinas, elas são a única forma de mapear o resultado final do projeto. É preciso saber se está sendo satisfatório lá na sala de aula do seu cursista, portanto não esqueça nenhum dos passos:

1º Passo:

O cursista deverá dedicar 5h para o estudo de cada Unidade. Esse estudo pode ser individual ou em grupos de estudo e pode ser coordenado e organizado por você. Antes que cada oficina ocorra, ele deverá estudar duas unidades, logo, 10h de estudo antes dos encontros com você.

2º Passo

Depois de estudar as duas unidades da TP que estiver em foco naquele momento, incluindo o Ampliando nossas referências, o cursista escolherá um AVANÇANDO NA PRÁTICA para aplicar em sua sala de aula e recolher todas as tarefas produzidas pelos alunos dele.

3º Passo:

Após a aplicação da atividade, o cursista executará a LIÇÃO DE CASA , que é o registro reflexivo sobre a aplicação prática em sala de aula. Você, formador, poderá criar um roteiro com perguntas que deverão ser contempladas no relatório, além das que aparecem no passo a passo das oficinas. Esse relato não deverá vir respondido em forma de questionário e sim em formato de um texto de relatório reflexivo, no qual, além das descrições das ações, deverá vir reflexões do cursista.


4º Passo :

Depois de estudar e responder todas as Atividades propostas nas unidades da TP em análise; aplicado o Avançando na Prática na sala de aula e cumprida a Lição de Casa, o cursista se encaminhará para a OFICINA COM VOCÊ, não esquecendo de levar os materiais dos alunos.


NA OFICINA:

Este momento é essencial para o bom andamento do programa, por isso faça sempre uma avaliação se o professor está cumprindo com as atividades propostas, mesmo que faça uma adequação de tempo e de temas para atender melhor os seus cursistas.

1º MOMENTO

Debate sobre o estudo que foi realizado pelos cursistas, nesse momento você formador deverá ser sensível para perceber onde os cursistas estão fortes e onde ainda não foi bem sedimentada a teoria, para então desenvolver maiores debates e apresentar alguma teoria adicional, indicar algum livro para estudo, ou marcar um plantão pedagógico com aqueles que você perceber que necessitam de um acompanhamento mais próximo. Crie situações para todos participarem, a fim de que não fique todo o tempo um debate com um pequeno grupo, isso acabará dando segurança aos que não falam.

2º MOMENTO

Apresentação dos trabalhos dos alunos e socialização dos relatórios reflexivos. Crie um ambiente para a exposição dos trabalhos dos alunos, e critérios para que todos participem, mas cuidado com a formatação da escala, pois poderá cair numa cilada de cada professor aplicar apenas o avançando na prática que foi determinada a apresentação dos seus alunos, portanto organize as coisas de forma que haja uma participação bem abrangente. O crescimento do professor ocorrerá nessa hora, pois é lá que vai trocar com os pares as experiências frustradas e as bem sucedidas, deixe o professor falar e o estimule, mesmo que não tenha sido boa sua experiência, pois nesse momento várias idéias surgirão e serão essenciais para o amadurecimento profissional do grupo.

3º MOMENTO

Você, formador, deverá conduzir uma das atividades propostas na seção OFICINAS do TP em estudo. Essa atividade deverá corresponder à unidade analisada e será escolhida pelo professor cursista. Você prepara as duas atividades sugeridas e os cursistas escolhem a querem, daí você encaminha tudo.

4º MOMENTO

Faça uma avaliação do encontro

5º MOMENTO

Abra uma breve discussão sobre a temática das próximas unidades.


Há na programação 4 OFCINAS que não estão planejadas, você deverá planejá-las de acordo com a necessidade do grupo, se houver algum tema que seja necessário debater, se houver alguma dúvida quanto à execução das atividades, se houver uma palestra interessante, por aí vai.

Nao se esqueça de fazer toda essa explicação numa das oficinas introdutórias

Eu sugiro que as duas oficinas introdutórias sejam feitas da seguinte formas:

1ª Ofincia - 4h
Abertura oficial do programa
Apresentação dos Professores
Momento motivacional
Entrega do Material
Análise do Material, junto ao cursista

2ª Oficina - 4h

Explicação da metodologia do curso,
da proposta pedagógica,
das adequações curriculares feitas pelos professores,
de que isso é um material a mais e não substitui outros que já forem adotados na escola.
Explicar a dinâmica das oficinas;
O trabalho que cada um deverá executar;
Explicar o Projeto de 40h que será apresentado nas oficinas de avaliação.


UM abraço e bom trabalho

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O que é o GESTAR II

É um programa de formação continuada semipresencial
orientado para a formação de professores de Matemática e
de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo
de ensino aprendizagem.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por
meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no
próprio local de trabalho.
Tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais de
Matemática e de Língua Portuguesa dos alunos de 5a a 8a séries
(6o ao 9o anos) do Ensino Fundamental.
•A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, conseqüentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.